2 de fevereiro de 2011

Perfil: Deputada Rose de Freitas

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) é a 1ª vice-presidente da Câmara, o que, segundo a própria parlamentar, é “uma vitória histórica para todas as mulheres brasileiras”.


Deputada Rose de Freitas preside sessão de posse dos
 suplentes / Foto: Diógenis Santos
Entre as várias profissões traçadas em sua trajetória de vida, Rose de Freitas, 62 anos, começou sua carreira política como deputada estadual pelo PMDB, em 1983. Quatro anos depois, foi eleita deputada constituinte e, neste ano, inicia o seu sexto mandato na Câmara.

Em 1988, a parlamentar ajudou a fundar o PSDB, onde permaneceu até 2003, quando voltou ao seu primeiro partido.

Na Câmara, Rose de Freitas foi vice-líder do PSDB de 1988 a 2001 e em 2003. Nos dois anos seguintes, assumiu a vice-liderança do PMDB.
Já atuou como titular de diversas comissões como, a de Defesa do Consumidor; e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Participou, ainda, de comissões parlamentares de inquérito, inclusive a CPMI da Terra, em 2005, e a CPI do Sistema Carcerário, em 2008. Além disso, integrou comissões especiais para analisar propostas de emendas à Constituição (PECs).


Fonte: Agência Câmara

Um comentário:

  1. A ex-deputada federal pelo PMDB do Pará, Lúcia Viveiros, concedeu entrevista à rádio O Liberal/CBN e afirmou que ela foi eleita para a mesa diretora e chegou a presidir sessões entre os anos de 1981 a 1983.

    ResponderExcluir