1 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff – “Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher”

Dilma Rousseff - "Presidenta" do Brasil
Na tarde desse sábado (1º), Dilma Rousseff, eleita Presidente da República Federativa do Brasil tomou posse no Congresso Nacional.  Por volta das 14hs, Dilma partiu da residência oficial da Granja do Torto rumo à Catedral Metropolitana de Brasília, ponto de partida do desfile que antecede a cerimônia de posse.

Foto/Divulgação

A forte chuva – prevista pelos meteorologistas, mas, esperada para após a passagem de Dilma pela Esplanada dos Ministérios - causou frustração no público presente. A presidente eleita, acompanhada por sua filha, Paula Rousseff Araújo chegou ao Congresso Nacional em carro fechado. O vice-presidente, Michel Temer, veio logo atrás em um Cadillac, 1968, acompanhado por sua esposa Marcela Temer.

O carro presidencial foi escoltado por seguranças que correram a postos ao redor do Rolls Royce. Além das seis agentes que fariam a segurança de Dilma, escoltando-a até o Congresso, outros seguranças reforçaram a comitiva. Quebrando o protocolo, os Dragões da Independência desfilaram atrás dos carros oficiais, para que os cavalos não se assustassem – logo à frente, os “batedores” abriam o caminho.
Por conta da chuva, a equipe do cerimonial rapidamente providenciou os ajustes necessários a programação. As formações de fuzileiros navais e Dragões da Independência que ladeavam o tapete vermelho por onde passariam os eleitos, na rampa do Congresso, foram então transferidas para o Salão Verde e a recepção aos eleitos transferida para a Chapelaria.

Foto/ Divulgação
 Na Chapelaria, vestindo um tailleur pérola, Dilma e seu vice foram recepcionados pelos presidentes do Senado Federal, senador José Sarney, e  da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia – sendo encaminhados ao plenário da Câmara para que fossem empossados.
As 15hs, Dilma e Michel Temer prestaram individualmente o compromisso de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Feito o compromisso e lidos os termos de posse, assinados por todos os integrantes da Mesa do Congresso, o presidente da sessão, senador José Sarney declarou Dilma Rousseff e Michel Temer empossados na presidência e na vice-presidência da República.
Ao término do Hino Nacional.  De pé, Dilma fez seu primeiro pronunciamento na condição de presidente do Brasil. E ressaltou que por “decisão soberana do povo, será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher”.

Foto/Divulgação
Em um discurso de 40 minutos, ela apontou como prioridade atacar os principais obstáculos que emperram o desenvolvimento do país - citando as dificuldades enfrentadas na educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, entre outras - e prometeu centrar seu governo na erradicação da pobreza e na criação de oportunidades de trabalho para todos.  
 Dilma reitera que seu “compromisso supremo, é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos”. Além de abrir portas, para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ser “Presidentas” – como deseja ser chamada.

Na Praça dos Três poderes, a cerimônia de posse e o discurso da Presidente no plenário da Câmara dos Deputados puderam ser acompanhados pelo público por meio de um telão posicionado ao lado direito da praça, sentido ao parlatório.

Após discurso, a presidente e seu vice, acompanhados pelos presidentes da Câmara e do Senado, desceram pelo tapete vermelho colocado na rampa do Congresso, já que não chovia em Brasília. Ao pé da rampa, Dilma passou a tropa em revista, ao som da "Marcha da Guarda em Revista", executada pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial. Nesse momento, quatro canhões situados no gramado em frente ao Parlamento dispararam 21 tiros.
 


 Caminhando bem à vontade, ela foi até onde estava colocada a bandeira do Brasil e a beijou. Depois de trocarem palavras de despedidas com Sarney e Marco Maia, os eleitos seguiram, desta vez em carro aberto, para o Palácio do Planalto.
       



                                               
Lá, no parlatório situado de frente para a Praça dos Três Poderes, Dilma recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a faixa presidencial e fez um discurso para a multidão que a aguardava.

Preisente, Dilma Rousseff, recebe faixa presidencial
de Luiz  Inácio Lula da Silva


Texto/edição: Renata Moreira
Fotos: Francisco Stuckert
Apoio: Aleci Dourado e Suelém Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário