Parlamentares empossadas: primeiro desafio será eleger a primeira mulher na composição da Mesa Diretora da Câmara Federal
Corredor de acesso ao Salão Verde/Foto: Renata Moreira |
Na última terça-feira (1º/02), às 10h da manhã, as 45 deputadas eleitas em 2010 tomaram posse em Sessão Solene no Congresso Nacional.
A Câmara dos Deputados vivenciou uma manhã de muita agitação. Os corredores do Congresso Nacional foram tomados por amigos e parentes dos 513 parlamentares que vieram prestigiar o evento. O Plenário Ulysses Guimarães esteve aberto para os convidados dos deputados. Já no Salão Verde jornalistas de diversos veículos de comunicação, tanto da mídia nacional quanto internacional disputavam espaço para fazer o melhor registro.
Deputadas em Sessão de posse Foto: Luiz Xavier |
A solenidade foi marcada pela alma feminina. A primeira fileira, próximo a bancada de onde o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS) saudou os nobres colegas, foi honrado com a presença das parlamentares: Flávia Morais (PDT/GO) – vestido de seda verde, Cida Borgheti (PP/PR); Maria do Rosário (PT/RS); Manuela D’Ávila (PCdoB/RS); Benedita Domingas (PT/RJ), entre outras. As deputadas Iriny Lopes e Maria do Rosário, Ministras da presidente Dilma também estiveram presentes para serem empossadas.
Logo após de serem declaradas empossadas, as parlamentares enfrentaram o primeiro desafio da 54ª Legislatura: eleger a primeira mulher a um cargo da Mesa Diretora. O nome cotado para assumir a 1ª vice-presidência da Câmara dos Deputados é o da deputada capixaba Rose de Freitas (PMDB/ES).
Deputada Rose de Freitas 1ª Vice-presidente da Câmara dos Deputados Foto: Rodolfo Stuckert |
Em sessão extraordinária no plenário com duração de mais de quatro horas, se fez eleita, com 450 votos dos 513 parlamentares, a primeira mulher a ocupar o cargo de 1ª vice-presidente da Câmara dos Deputados, Deputada Rose de Freitas. Concorrendo ao cargo de 2ª vice-presidente, a deputada Rebecca Garcia (PP/AM), recebeu 211 votos perdendo para seu colega deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) por apenas 77 votos de diferença.
Por: Renata Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário