23 de fevereiro de 2011

“Balanço Geral” – Bancada Feminina na Câmara


O Congresso Nacional retomou as atividades há exatos 23 dias. Nesse período muita coisa já aconteceu, dentre os acontecimentos inéditos, está o que marca a representatividade feminina na política brasileira.
A Bancada Feminina conquistou cargo na Mesa Diretora da Câmara e do Senado Federal. Pela primeira vez na história, uma mulher assume o posto de Primeira-Vice-Presidente na Câmara dos Deputados, e no Senado Federal simultaneamente. Deputada Rose de Freitas (PMDB/ES) e a Senadora Marta Suplicy (PT/SP) “comandam a Casa” na ausência de seus presidentes, Marco Maia (PT/RS) e José Sarney (PMDB/AP), respectivamente.
Para a atual Coordenadora da Bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT/SP), a presença feminina na Mesa Diretora é fruto de um grande trabalho em busca do merecido reconhecimento.
As últimas semanas foram marcadas por reuniões para discutir o Histórico da Bancada Feminina – Desafios e Conquistas, definir a agenda prioritária para 2011, e, sobretudo discutir a eleição da nova Coordenadora Geral, assim como o nome a ser indicado para integrar a Procuradoria Especial da Mulher (procuradora e três mulheres). Para o cargo de Procuradora, a parlamentar mais cotada (e interessada), é a deputada Flávia Morais (PDT/GO).
As “mulheres de Dilma”, também articulam uma atuação integrada dos ministérios de modo a possibilitar a efetividade de projetos e programas.  A ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Políticas Públicas em Defesa das Mulheres, realizou no dia 16, almoço-reunião, juntamente com a Bancada Feminina e o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, com o objetivo de atender demandas, como o enfrentamento à violência contra mulheres (lei Maria da Penha – 11.340/2006).
Ainda muitas ações serão promulgadas prol da ascensão da mulher. É um clamor que deverá ser atendido no decorrer dos trabalhos dessa 54ª Legislatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário