9 de janeiro de 2011

Uso da palavra "Presidenta"

Presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula
Foto: Francisco Stuckert  
Desde o último 1º de janeiro, Dilma Rousseff   oficialmente Presidente da República. No entanto, a Presidente, prefere ser tratada por “presidenta”.  Como o feminino de presidente é pouco usado,  a palavra causou estranheza.  Para desfazer qualquer dúvida, o site da Presidência postou esclarecimento fundamentado no dicionário Houaiss. Leia:

[A partir de 1º de janeiro de 2011, o Brasil tem pela primeira vez uma mulher na Presidência da República. A novidade, porém, trouxe uma dúvida. Para outros cargos de governo a questão do gênero não se mostrou polêmica.

À medida que mulheres foram ocupando funções como as de ministra, governadora e deputada, por exemplo, a alteração do substantivo do masculino para feminino não levantou tantos questionamentos. Mas para presidente, qual seria a regra certa: a presidente ou presidenta?

A norma culta da língua portuguesa acata as duas formas como corretas e aceitáveis. De acordo com o dicionário Houaiss, “presidenta” é o feminino de presidente, embora seja menos usual. Já o dicionário Aurélio diz que a palavra pode ser usada no masculino e feminino, apontando “presidenta” como “esposa do presidente” ou “mulher que preside”.

Ou seja, a escolha seguirá critérios subjetivos e pode variar de acordo com a preferência da própria candidata eleita e de outros setores, como órgãos de imprensa e população em geral.]

Fonte: precidencia.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário