26 de outubro de 2010

Ascensão da Mulher na Política 2010

Foto: Marina Novaes, do R7                                         
Mulheres:  juntas receberam  mais de 60% dos votos
A mulher tem se destacado cada vez mais em áreas que antes eram exclusivamente masculinas. Assim como em todas as áreas, na política não poderia ser diferente, pois apenas homens se candidatavam e eram eleitos aos cargos de confiança. Porém nas últimas eleições o destaque foi para a presença feminina, que cada vez mais vem conquistando seu lugar ao sol.

Nas eleições de 2006, o destaque foi para Heloísa Helena (PSOL) que se teve expressiva participação na disputa à Presidência, recebendo 6,85% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar no primeiro turno. Nesta ocasião, havia também uma candidata de pouca expressão, Ana Maria Teixeira Rangel (PRP), que recebeu 0.13% dos votos válidos.
Já nas eleições de 2010 o destaque foi para duas fortes candidatas. Dilma Rousseff e Marina Silva na disputa presidencial. Marina Silva ficou em terceiro lugar nas eleições, já Dilma concorre o segundo turno contra José Serra (PSDB). Juntas, as duas únicas candidatas ao Planalto neste ano receberam 66,23% dos votos válidos. Pela primeira vez no país, uma mulher chega ao segundo turno na disputa pela Presidência,  com chances reais de vencer a eleição.
Nas eleições para governador em 2006 foram eleitas três governadoras já em primeiro turno, e outras duas chegaram ao segundo turno.
No senado, não foi diferente, também se constatou o aumento na votação em mulheres. Em 2006, quando cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal elegiam seus representantes ao Senado, foram três senadoras eleitas. Nas eleições deste ano, o número saltou para oito.
Fica constatado que a porcentagem de parlamentares no Congresso Nacional teve um relevante aumento, em relação a 1995, que era de 11,3% e em maio deste ano passou para 19,1%. Atualmente, 45 parlamentares atuam na Câmara Federal, e 12 no Senado.  Para a próxima legislatura 43 deputadas e 8 senadoras tomarão posse em 1º de fevereiro.
 O maior desafio que todas as candidatas terão pela frente, não está apenas em vencer a eleição, mas comprovar que podem fazer um bom governo, se eleitas. Como o Brasil nunca elegeu uma mulher para a presidência da república, quem alcançar esse cargo deve se preparar para estar quatro anos sob os holofotes da mídia.
Por: Francisco Stuckert
Fonte: Ibope / R7




8 comentários:

  1. Essa é uma conquista importante para as mulheres, que vem ganhando espaço e ocupando cargos importantes em todas as esferas. É bonito ver a mulher mostrando que tem garra... mostrando seu valor... O sexo feminino nao tem nada de frágil...

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais a mulher vem conquistando seu espaço, tanto na esfera política como no social. Cargos como delegado, promotor etc vem sendo exercidos por mulheres. A matéria mostra realmente a mudança que esta acontecendo no país em relação a isto, pois nunca houve antes uma mulher disputando o segundo turno à presidência da república.
    MICHELLE

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber o quanto a mulher estar crescendo na sociedade, antes o preconceito não deixava as mulheres mostrar sua capacidade, mas a poopulação está com uma visão mais ampla sobre o poder feminino com seu jeito diferente de governar e estar no poder.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria.A mulher tem realmente de destacado, assumindo cargos que antes eram restritamente masculinos.

    ResponderExcluir
  5. interessante o ponto de vista defendido aqui. As mulheres se mostram cada vez mais preparadas para assumirem papéis importantes na sociedade. Obviamente que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas os tempos são outras e hoje em dia está bem mais tranquilo percorrê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Acredito na ascensão da mulher em todas as áreas profissionais, viva a mulher brasileira!

    ResponderExcluir
  7. esse blog e uma coisa muito especial para nós leitores. principalmente a ascenssoria das mulheres no poder do nosso país. até +

    ResponderExcluir
  8. coisa que antes só os homems fazia´hoje ta mais disputados pelas mulheres .

    ResponderExcluir