25 de outubro de 2010

Uma terceira mulher aparece!

Nove partidos lançaram seus candidatos à faixa presidêncial nas eleições de 2010. Dentre eles o PSTU registrou o pedido no TSE de José Maria de Almeida (Zé Maria) à Presidência da República. O mais interessante é saber que o vice-presidente é uma mulher, a ex-candidata Cláudia Alves Durans.
Foto/Divulgação -Cláudia em campanha pelo PSTU

Cláudia defende a luta pelas mulheres e negros contra a opressão do sistema capitalista. Professora de serviço social da Universidade Federal do Maranhão, tem 45 anos e uma vasta trajetória na política de seu partido, sendo uma das fundadoras do PSTU no estado maranhese.
A ex-candidata diz, “Dilma não resolverá nossos problemas apenas porque é uma mulher. Mais do que o sexo do candidato, importa é se vai governar com os trabalhadores e qual programa defenderá. Não basta ser mulher, tem de ser socialista”.

Atualmente junto aos professores universitários, sendo parte da direção do sindicato nacional, o ANDES-SN. Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco, Claúdia é autora do livro “Limites do Sindicalismo e Reorganização da Luta Social”, onde analisou a experiência de luta dos ferroviários e metalúrgicos do Mara.

No decorrer do primeiro turno as campanhas eleitorais e a imprensa não se falava de uma terceira mulher na briga pelo postulado do Palácio do Planalto, mesmo que indiretamente. Então o receptor da notícia se pergunta, por que não foi de outra maneira? Max Weber tem a resposta. Weber reconheceu a posição única da imprensa como um comércio capitalista de prioridade privada, com duas classes de clientes: leitores e anunciantes. O problema da concentração da imprensa é causada pelas necessidades cada vez maiores de capital.

Por: Suélem Santos

KUNCZIK, Michael
Conceitos de Jornalismo: Norte e Sul: Manual de Comunicação
p.20 e 21. Ed. edusp

2 comentários:

  1. O texto tráz à tona um fato realmente pouco conhecido pela maioria, afinal de contas, os eleitores não se interesam em verificar quais os vices dos seus candidatos, apesar da enorme importância do cargo. A candidatura de Cláudia como vice de José Maria só reforça o relevante papel que a mulher vem desempenhando no cenário político nacional.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente,não teve debates com os vices presidentes. A Cláudia, sendo mulher e socialista, defende um programa onde o capitalismo e racismo devem ser erradicados da sociedade. Apesar disso, só não gosto de uma coisa: que defendem que a família dos Sarneys e outros não podeM participar da política, mas no PSTU, a MAIORIA DOS CANDIDATOS SÃO DA FAMÍLIA DELA. OU SEJA NEPOTISMO.

    ResponderExcluir