31 de dezembro de 2010

Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Conheça um pouco o perfil da eleita presidente, Dilma Rousseff:




Filha de uma professora e de um engenheiro de origem búlgara, Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, em 14 de dezembro de 1947. Começou a participar de grupos políticos na década de 1960, militando em diversas organizações de esquerda: Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (Polop), Comando de Libertação Nacional (Colina) e Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (Var-Palmares).

Em janeiro de 1970, foi presa e torturada pela polícia política da ditadura militar, em São Paulo. Permaneceu detida por três anos. Após deixar a cadeia, cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a retomada da democracia no Brasil, a partir de 1979, filiou-se ao PDT de Leonel Brizola. Durante as décadas de 1980 e 1990, exerceu cargos na prefeitura de Porto Alegre e no governo gaúcho. Em 2001, transferiu-se para o Partido dos Trabalhadores.

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República em 2002, foi escolhida para integrar o ministério, como titular da pasta de Minas e Energia. Três anos depois, ocupou o ministério da Casa Civil, substituindo José Dirceu.

A partir de 2007, surgiu como candidata à sucessão do presidente Lula.

Em abril de 2009, Dilma Roussef se submeteu ao tratamento contra um câncer linfático, do qual se recuperou.

No primeiro turno das eleições, em 3 de outubro, Dilma foi escolhida por mais de 47 milhões de brasileiros. Teve o equivalente a 46,91% dos votos válidos.

Dilma Roussef é divorciada e tem uma filha e um neto.


CRÉDITOS:
Narração: Claudia Brasil
TV Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário