31 de outubro de 2010

Bate papo com deputado Magela (PT/DF) sobre mulher no poder

                                       Foto: Aleci Dourado
Deputado Magela declara que a mulher nessas
eleições é o símbolo mais importante

O deputado federal Magela (PT) reeleito pelo Distrito Federal com 86.276 votos, conversa com o blog: “Eleições 2010 – Ascensão da Mulher na Política” e destaca que nessas eleições temos um grande símbolo a ser defendido: trata-se da presença de uma mulher [candidata petista Dilma Rousseff] defendendo a continuidade de um grande projeto de desenvolvimento para o país.

(Foto: Aleci Dourado)
Blog: Nessas eleições o segundo turno é disputado por uma mulher e um homem. Hoje pela primeira vez na história temos uma candidata com chances reais de eleição. O que representa para o Brasil ter uma candidata tão forte concorrendo à Presidência da República?
 Deputado Magela: Considero [a mulher] um dos maiores símbolos dessa eleição. No caso da Dilma, o seu papel é ainda mais importante, porque pela primeira vez no Brasil temos uma eleição visando a continuidade de um projeto, e ela representa a continuidade desse projeto iniciado pelo Presidente Lula.
Dessa forma temos dois grandes símbolos: a ascensão da mulher – representada por Dilma - e a continuidade de um projeto para um país.
 Blog: A possível eleição da candidata Dilma Rousseff pode ser vista como um amadurecimento de nossa sociedade politicamente masculinizada?
Deputado Magela: Claro que sim. Considero que a eleição de Dilma quebra muitos paradigmas. Sobretudo o paradigma do machismo, que ainda impera nas relações sociais brasileiras, principalmente na política. Nesse caso, percebemos que a sociedade está amadurecendo, não apenas no crescimento da influência da mulher, mas também no crescimento da compreensão das relações sociais mais amistosas, democráticas, igualitárias e fraternas.


 Blog: Nessas eleições o número de parlamentares no Congresso Nacional diminuiu. Para o senhor, como se explica esse fenômeno?
Deputado Magela: Esse efeito na política é interessante. Diminuiu o número de mulheres eleitas, mas aumentou o número de votos dados a candidatas mulheres.
Acredito, que quando se aumenta o número de candidatas, tivemos o aumento no número de votos dados a essas mulheres, mas a dispersão provocou a diminuição do número de representantes femininas no Congresso.
Blog: Isso é bom ou ruim?
Deputado Magela: É algo difícil de avaliar. Mas, acredito que se aumentou o número de votos dados as mulheres é bom. Mas, se diminuiu o número de mulheres no Congresso já não é tão bom. Volto à eleição da Dilma, que acima de tudo é um grande e importante passo nas relações sociais entre gêneros.
Blog: Mesmo com a diminuição da Bancada Feminina, a atuação feminina é bastante forte. Como o senhor avalia a mulher nos trabalhos da Casa?
Deputado Magela: Posso dizer que a Bancada Feminina na Câmara dos Deputados atua de forma suprapartidária nas questões que dizem respeito às mulheres, e assuntos delicados para o desenvolvimento da sociedade. Já nas questões onde há embate partidário, elas costumam votar de acordo com a orientação de seus partidos.
Blog: Então, a participação das mulheres na tomada de decisões de assuntos inerentes a esse segmento é positiva?
Deputado Magela: De um modo geral, é muito positivo a atuação das mulheres na ampliação dos direitos políticos desse segmento. Com a vitória da Dilma, tenho certeza, que se consolidará a ascensão da mulher, assim como a quebra de paradigmas, o rompimento de preconceitos e discriminação.
Por: Renata Moreira e Aleci Dourado


Nenhum comentário:

Postar um comentário