31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher Presidente no Brasil

Dilma Presidente em sua primeira coletiva (Foto: Francisco Stuckert)

 
Apuração dos votos nos estados - Suélem Santos, Aleci
Dourado e Renata Moreira (Foto: F. Sruckert)

O Blog – Ascensão da Mulher na Política acompanhou toda a apuração dos votos diretamente do Naoum Plazza Hotel, em Brasília, neste domingo (31/10).
Até o momento 98,18% das urnas foram apuradas, e Dilma Rousseff (PT) já pode ser considerada Presidente da República, com quase 56% dos votos válidos.

O saguão de entrada do hotel foi tomado por militantes que comemoravam a evidente vitória da candidata petista. Movidos pela emoção entoaram brados em nome de Dilma Rousseff, que foi cantado com grande fervor e paixão por aqueles que tanto desejaram sua ascensão como a primeira mulher Presidente do Brasil.


Jornalistas aguardam inicio do pronunciamento da presidente
(Foto: F. Stuckert)
A equipe executora teve o prazer de fazer a cobertura desse momento histórico para o Brasil. No comitê de imprensa encontravam-se jornalistas da imprensa nacional e internacional, tais como Agência Reuters, France Press e AFP, além dos jornais The New York Times e Lemon; da imprensa brasileira estava presente: O Globo, Folha, Correio Braziliense, Estadão, Revista Istoé, Veja, Uol.com; G1, R7, Terra, IG. Das TVs: BBC de Londres, CNN, Globo, Record, SBT, TV Câmara, TV Senado, Rede Bandeirantes e Rede TV, Rádio CBN, Transamérica, JovemPan, Executiva.


 Cobertura
Enquanto esperávamos pela coletiva da presidente eleita, Renata Moreira e Aleci Dourado entrevistaram apoiadores da candidata. Na ocasião o Deputado Magela (PT/DF) falou sobre a importância da mulher, destacando-a como o grande símbolo dessas eleições.
No saguão de entrada, Aleci Dourado acompanhou a chegada de lideranças de Dilma. O local foi tomado por jornalistas que queriam depoimentos sobre a vitória petista. Vários personagens puderam ser registrados nesse momento, alguns deles foram: José Dirceu; José de Abreu; a senadora Marta Suplicy; presidente do Senado, José Sarney; o Vice-Presidente Michel Temer; o Governador da Bahia, Jaques Wagner; senador Cristovam Buarque; entre outros que podem ser conferidos na “Galeria de Fotos” desse blog.
Já no comitê, a apuração dos votos nos estados foi acompanhada por Suélem Santos. Sugestões de pautas, clipping, edição de texto e postagens foram realizadas antes do pronunciamento de Dilma. Seu discurso foi gravado e utilizado para realização de matérias do blog “Ascensão da Mulher na Política”. 

Fotojornalista Francisco Stuckert
(Foto: Renata Moreira)

Uma das dificuldades encontradas pelo fotojornalista Francisco Stuckert foi o posicionamento na hora da coletiva. Pelo número de cinegrafistas e fotógrafos o espaço tornou-se pequeno. Foi preciso subir em uma cadeira para as imagens serem feitas.  
 “Fiquei ao lado esquerdo do palanque embora o melhor teria sido o direito, a única alternativa foi subir em uma cadeira para o registro das imagens.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário