20 de outubro de 2010

Serys afirma que representação feminina no Congresso não aumentou nas últimas eleições

Em discurso nesta terça-feira (19/10), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou que as eleições deste ano não contribuíram para o aumento da representação feminina na política brasileira. Ela lamentou o fato de o estado do Mato Grosso não ter elegido nenhuma mulher para o Congresso Nacional. Em outros estados, acrescentou Serys, o desempenho das mulheres candidatas também foi aquém do esperado.

- A gente fala sempre das mulheres no trabalho, da discriminação contra as mulheres nos mais variados setores, inclusive na família. Muitas mulheres são discriminadas dentro da sua própria família, são humilhadas, menosprezadas, às vezes até sofrem agressões. No trabalho também, a discriminação ainda é bastante significativa, mas é a política o espaço mais difícil - afirmou.

Serys afirmou que a presença feminina no Congresso permanecerá estável depois das eleições deste ano, com 56 parlamentares: 12 senadoras e 43 deputadas federais. Isso aconteceu mesmo com o aumento de 40% no número de mulheres candidatas em 2010, em relação às eleições de 2006. De acordo com a senadora, o Brasil caiu da 104º para a 106º posição na lista de países organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a presença de mulheres nos parlamentos.

- Não podemos deixar isso acontecer e temos que nos mobilizar: mulher deve participar da política! Nós precisamos de mulheres participando da política do município, precisamos de mulheres vereadoras, de mulheres prefeitas, de mulheres vice-prefeitas, de mulheres que realmente mostrem a sua competência, a sua vontade, a sua determinação de fazer política - declarou.

Serys também defendeu que o país promova, no próximo ano, uma assembleia constituinte com o objetivo de promover uma "profunda reforma política" com assuntos como financiamento público de campanha e voto em listas com alternância de gênero.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário