28 de outubro de 2010

Bate Papo com a deputada Manuela D’avila

Deputada Manuela D'avila
( Foto: Roberto Maltchik - G1)
O Blog “Eleições 2010: Ascensão da Mulher na Política” teve o prazer de conversar com a Deputada Manuela D’avila do PCdoB/RS reeleita Deputada Federal com 482.590 votos, cerca de 8% dos votos válidos. Sendo a parlamentar mais votada do Estado do Rio Grande do Sul.

Manuela D’avila tem uma história de crescimento político que demonstra a força da mulher brasileira e a importância de sua participação nas decisões que direcionaram o país.

Aos 23 anos, Manuela foi eleita a mais jovem vereadora do estado, por Porto Alegre. Na Câmara Municipal foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e líder da bancada do PCdoB, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências.

Já em 2006, Manuela D’avila quebra mais um recorde sendo eleita Deputada Federal com 271.939 votos, provando que a mulher pode conquistar seu espaço na sociedade.

Hoje aparece entre as parlamentares mais votadas do Brasil. Na Câmara Federal, é vice-presidente da Comissão de Trabalho, e foi relatora da Lei dos Estágios.

Confira a entrevista com a deputada Manuela D’avila, que gentilmente nos respondeu por e-mail, devido à impossibilidade de um contato pessoalmente, visto que sua agenda no Estado do Rio Grande do Sul está direcionada a campanha para o segundo turno da candidata Dilma Rousseff (PT).


Foto/Divulgação
Blog: Qual a importância do papel da mulher na sociedade brasileira?
Manuela: Eu vejo que as mulheres ainda precisam conquistar seus espaços na nossa sociedade, seja na questão do reconhecimento no trabalho e nos salários e mesmo na representação política. Hoje estamos vendo a possibilidade de elegermos uma presidente para o nosso país, isso é um avanço imenso, mas ainda temos muito por avançar.

Blog: Nessa eleição a senhora foi reeleita em primeiro lugar no Rio Grande do Sul pela segunda vez, e aparece entre as mais votadas no Brasil. A sociedade brasileira hoje está evoluindo quanto à equidade de gênero?
Manuela: Acho que esta eleição tem um diferencial, como te disse o fato de uma candidata estar à frente nas pesquisas aponta isso. Mas por outro lado a bancada feminina no Congresso se manteve inalterada, ou seja, apesar de sermos maioria da população, representamos pouco mais de 9% dos parlamentares. A sociedade está evoluindo, mas a estrutura política ainda não.

Blog: O que ainda deve ser feito para se alcançar a igualdade plena, no que se refere a essa questão?
Manuela: Em primeiro lugar uma reforma política, que permita aos candidatos e candidatas que não contam com os "esquemões" políticos possam participar. O PCdoB é um dos poucos partidos que permitem isso, digo isso, pois nossas vereadoras, deputadas e senadoras são eleitas com o empenho de todo o partido e não apenas das seções femininas dos mesmos

Blog: Especialistas previram que a bancada feminina cresceria em quase 40%, para a senhora, por que essa projeção não se provou?
 Manuela: Justamente por não termos aprovado a Reforma, a forma dos partidos realizarem as campanhas ainda não foi alterada, apesar dos anseios da sociedade.

Blog: Deputada, a senhora já passou por algum constrangimento machista? Como lida com esse tipo de situação?
Manuela: Sinceramente não, no começo do mandato sofria muito preconceito por ser jovem, mas com o nosso trabalho isso foi superado.

Blog: O Brasil pela primeira vez em sua história tem duas mulheres disputando a Presidência da República. O que isso representa para o Brasil?
Manuela: Representa o amadurecimento de nossa sociedade, não apenas pelo fato de serem mulheres, mas também pelo fato de representarem propostas avançadas para o nosso país.

Blog: A candidata Dilma Rousseff (PT) por toda a campanha tem sido questionada quanto à legalização do aborto. A senhora acha que esse tema pode ser decisivo para o resultado final, agora no segundo turno?
Manuela: Acho que não, inclusive porque este tema está fora das propostas em debate, foi apenas uma tentativa da oposição de fugir ao debate do crescimento e do desenvolvimento, o calcanhar de Aquiles deles.

 Blog: Como a senhora avalia o desempenho da candidata Marina Silva (PV) no primeiro turno?
Manuela: Acho que ela conseguiu trazer para a pauta a questão ambiental e isso é muito importante, temos a necessidade de conjugar o nosso desenvolvimento com a questão ambiental.

Blog: Para finalizar: entre um candidato machista de seu partido e uma mulher de oposição, a senhora fica com quem?
Manuela: Felizmente nunca tive que fazer esta escolha, o nosso debate interno impede que lancemos candidatos que defendam preconceitos de qualquer origem. Para se lançar candidato, uma figura preconceituosa ou machista terá que procurar outro partido, e não o PCdoB.
Por: Renata Moreira e Suélem Santos



2 comentários: