Há menos de duas semanas para a cerimônia de posse que consagrará Dilma Rousseff presidente do Brasil equipe de governo está fechada.
Os primeiros nomes a serem confirmados na equipe ministerial de Dilma foram à petista Miriam Belchior no Ministério do Planejamento, Alexandre Tomboni na presidência do Banco do Brasil (BC) e a permanência de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.
Após um mês desses anúncios, a presidente eleita concluiu a formação de seu ministério. Ao longo desse período os futuros ministros foram sendo anunciados por meio de notas oficiais, emitidas pela equipe de transição. Dos 37 nomes confirmados, 9 são de mulheres. Dilma cumpriu a promessa de ampliar a participação feminina na Esplanada.
O PT é o partido com o maior número de pastas. São 17 ministérios, quase metade da Esplanada. Dos 17 futuros ministros, 6 são mulheres - Tereza Campello, Miriam Belchior, Ideli Salvatti, Maria do Rosário, Luiza Bairros, Iriny Lopes. O partido terá sob seu comando os ministérios mais importantes, como Fazenda, Casa Civil e Planejamento. A legenda também controlará os dois maiores orçamentos livres, da Educação e Saúde.
Já o Partido do vice-presidente eleito, Michel Temer (SP), o PMDB ficará com seis pastas. A sigla perdeu ministérios de peso, como Integração Nacional e Comunicação Social, entre os nomeados não há mulheres.
Os demais partidos também não nomearam mulheres, o PSB, no entanto, comandará duas pastas. Os demais aliados - PCdoB, PR, PP e PDT - ficaram com um ministério cada um.
Confira abaixo a relação completa dos ministros do governo Dilma Rousseff:
PMDB
Fonte: Correio Braziliense/ Estadão/G1
Por: Suélem Santos e Renata Moreira
PT
PMDB
PSB
PDT
PCdoB
PR
PP
Sem filiação partidária
37. José Elito Carvalho Siqueira - Gabinete da Segurança Institucional
Fonte: Correio Braziliense/ Estadão/G1
Por: Suélem Santos e Renata Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário