1 de novembro de 2010

“Sim, a mulher pode!”

Dilma e Michel Temer em coletiva (Foto: F. Stuckert)

Dilma Vana Rousseff, 62 anos, foi eleita neste domingo (31/10) a primeira mulher Presidente da República.  Com 99,99% das zonas eleitorais apuradas, a petista recebeu 55.752.508 votos válidos; 56,05% dos 99.463.858 eleitores confiaram seus votos a uma mulher.
Na campanha eleitoral, Dilma contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na pesquisa Datafolha do último dia 27, a avaliação positiva do governo alcançava 83%.
Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.
O local escolhido para o pronunciamento da vitória foi tomado por militantes petistas e jornalistas. Vários apoiadores estiveram presentes: Zé Dirceu, o ator José de Abreu, Marta Suplicy (eleita senadora – PT/SP), o reeleito governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente do Senado Federal, José Sarney, Magela (reeleito deputado federal), o então eleito governador do Distrito Federal com mais de 66% dos votos válidos, Agnelo Queiroz.
Na ocasião o humorista do Programa “CQC” da Rede Bandeirantes de Televisão, Danilo Gentili foi impedido por seguranças de entrar no hotel para cobrir o evento.
A presidente afirmou que “o primeiro compromisso” está em “honrar a mulher”.
 O meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras para que esse fato até hoje inédito se transforme num evento natural e que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis e nas entidades representativas de toda a nossa sociedade”, afirmou.
 “A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia”.  Principalmente, por ter sido por uma decisão democrática do eleitor.
Se emociona ao agradecer o apoio do Presidente Lula em sua candidatura.
 “Agradeço muito especialmente e com emoção ao presidente Lula. Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria são coisas que se guarda para a vida toda. Conviver durante todos esses anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que eu sinto hoje pela minha vitória se mistura com a emoção de sua despedida. Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo, de cada um de nós. Baterei muito à sua porta e tenho certeza e confiança que a encontrarei sempre aberta. Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade.”
Após o discurso, Dilma Rousseff seguiu para o Palácio da Alvorada. Lá a comemoração ficou por conta do Presidente Lula e de lideranças partidárias.

Festa na Esplanada dos Ministérios
Militantes comemoram vitória petista
(Foto: F. Stuckert)
Já na Esplanada uma grande estrutura foi montada para a comemoração da vitória do PT em Brasília.
O gramado foi tomado por mais de sete mil pessoas de várias cidades do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Militar, nenhuma ocorrência de briga foi registrada.
 O governador eleito, Agnelo Queiroz subiu ao palco por volta das 23horas. O público petista vibrou com o discurso do novo governador, que também referenciou a Presidente da República eleita.
A festa contou também com a presença de líderes petistas, mas Dilma não compareceu. Cristovam Buarque (PDT/DF) reeleito senador, em discurso parabenizou a chapa Um Novo Caminho.

Por: Equipe Executora

Um comentário:

  1. Acredito na formação jornalística, defendo e luto pelos verdadeiros ideais da profissão.
    O que vejo através desse blog é a auto-afirmação de que o País é rico em obra prima e que temos grandes futuros críticos do jornalismo.
    Vocês demonstraram que a união é valida não somente na formação quanto também na construção!
    Muito bom o conteúdo!

    Parabénssss amigas e amigo!!!!

    Kamilla Costa Hippertt
    Estudante Comunicação Social - Jornalismo
    Redatora

    ResponderExcluir