12 de novembro de 2010

Mulheres vão dar "um banho" no comando do País, afirma deputada do PT



BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO - A deputada federal Iriny Lopes (PT/ES) se elegeu para o terceiro mandato na Câmara Federal. Em Vitória e Vila Velha, a petista obteve o maior número de votos - 15.791 mil e 10.769 mil, respectivamente.

Iriny falou à Agência Congresso sobre temas como a eleição da primeira mulher presidente do Brasil, como será o desempenho da bancada feminina no novo governo e a possiblilidade de assumir cargo no secretariado do governador eleito, Renato Casagrande (PSB).

AG.Congresso: O que significa a eleição de Dilma Rousseff para o Brasil?

Iriny Lopes: Abriu um novo momento para as mulheres no Brasil. Se olharmos a história da maioria dos países do mundo, podemos contar nos dedos o número de mulheres que ocuparam o cargo número 1.

Em todas essas experiências, a partir de ter uma mulher na presidência da República, todos os temas relativos as mulheres naqueles países, e no Brasil não será diferente, foram olhados de outra maneira, com muito mais respeito, com políticas públicas sociais e políticas de estado muito mais eficazes.

Diante da sociedade é um aprendizado - cai o tabu de que há uma diferença entre homens e mulheres. Existe muitas diferenças biológicas, mas o intelecto, a capacidade, a competência são exatamente iguais e a Dilma vai mostrar isso.

Esse desempenho terá uma repercussão sobre as futuras eleições - vereadoras, prefeitas, governadoras, deputadas e quem sabe, a continuidade da presença de mulheres na presidência da República.

AG.Congresso: Como a senhora acha que será o desempenho da bancada feminina neste governo, dirigido por uma mulher?

Iriny Lopes: A Dilma já se comprometeu a ter pelo menos 30% de mulheres na sua equipe de governo. Eu tenho certeza de que as mulheres vão dar "um banho", independente de partido, de qualquer coisa. Tenho certeza de que as mulheres que a Dilma está escolhendo, no momento certo ela irá fazer os convites e informar ao Brasil as mulheres que convidou. Eu tenho certeza que ela será criteriosa, que nós teremos mulheres brilhantes e competentes na equipe.

AG.Congresso: Vai assumir cargo no governo de Casagrande?

Iriny Lopes: Não há nenhum convite, não há nenhum debate sobre isso. Eu estou me preparando para assumir o meu mandato e conduzi-lo da melhor maneira possível, para honrar os votos que tive no Espírito Santo. Eu estou marcando data de planejamento, não há nenhum fato, não há nada que possa me estimular a pensar qualquer coisa em relação a isso.

AG.Congresso: E se surgisse algum convite?

Iriny Lopes: Se houver algum convite, obviamente, até por respeito ao nosso governador, eu vou analisar junto ao meu partido, junto aos movimentos sociais que ajudaram a me eleger e darei uma resposta, mas não estou me movimentando neste sentido - minha movimentação é de começar a fazer um planejamento do meu novo mandato ainda este ano, trabalhar as diretrizes, as metas, o foco e a estratégia do meu novo mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário