10 de novembro de 2010

Dilma Rousseff chega a Seul para reunião do G-20


Dilma Presidente Eleita   (Foto: Francisco Stuckert)
A presidente eleita Dilma Rousseff (PT), embarcou nesta segunda-feira (8) para a Coréia do Sul, onde participará do G-20 junto com os demais presidentes de países do grupo. Ela parte de São Paulo com destino a Frankfurt, na Alemanha, onde fará conexão para Seul.

Antes de partir para Coréia do Sul, Dilma convocou uma reunião em sua casa com o vice-presidente eleito Michel Temer e três coordenadores da sua transição. No encontro, Dilma dará as coordenadas sobre como o trio e o vice deverão conduzir as conversas das mudanças no governo que foram traçadas sob tutela do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Porém hoje o Diário Oficial da União publicou a lista de mais 13 nomeados para trabalhar na transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva para o da presidente eleita, Dilma Rousseff: Sinval Alan Ferreira Silva, Ana Lúcia Ferreira dos Santos, Enio Alves Vieira Filho, Georgina Fagundes, Jorge Luiz de Lima, Marcia Westphalen, Roberto Franca Stuckert Filho, Arilson Cavalcante Pereira, Christiane Araujo de Oliveira, Valdecir da Silva Ribeiro, Hildivan Freitas Ribeiro, Thais Beserra de Andrade e Vanessa Rossana Vieira Maia. Outros sete já tinham sido nomeados na segunda-feira: Clara Ant, Giles Carriconde Azevedo, Helena Maria de Freitas Chagas, Paulo Leonardo Martins, Marly Ponce Branco, Cleonice Maria Campos Dornelles e Anderson Braga Dornelles. Ao todo, 50 pessoas devem integrar o grupo de transição.

Dilma chegou a Seul no início da tarde desta quarta-feira (10), por volta de 1 da manhã, hora de Brasília. Ela participa da reunião que começará amanhã, na condição de convidada do governo sul-coreano, onde o  presidente Lula aproveitará a reunião do G-20 para apresentá-la aos governantes das nações mais ricas do mundo.

Segundo o ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, que também participará da reunião, o G-20 é importante porque cada um dos chefes de Estado e de governo poderá expressar o seu descontentamento com a guerra cambial vivida hoje no mundo. Para ele, os países disfarçam o protecionismo às suas moedas, ao desvalorizá-las, o que poderá provocar uma quebradeira global.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará nesta quinta feira para participar da reunião do G-20, e se encontrará com Dilma. Eles voltarão ao Brasil na sexta-feira, no Airbus 319 da Presidência, também conhecido por Aerolula.

Por: Francisco Stuckert

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário