24 de outubro de 2010

Dilma Rousseff e Marina Silva no 1º turno


Dilma segue para 2º turno, e Marina se despede da campanha
 

Diferentemente do que os institutos de pesquisa estavam prevendo Dilma Rousseff (PT) não ganhou no primeiro turno e Marina Silva (PV) apresentou ter eleitorado bem maior que se media nas pesquisas.
Para que Dilma ganhasse no primeiro turno, a candidata precisava ter 50% dos votos válidos mais um.  Ficando com 46,91% dos votos, um montante de 47.651.434 votos a candidata petista, integrante da Coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, disputará  o segundo turno com o candidato Serra (PSDB).
Já a candidata verde (sem coligação) conquistou 19.636.359 votos. Cerca de 20% do total de votos válidos. Um número bastante expressivo para uma candidata que se apresentava nas pesquisas com uma diferença entre 12 e 14% das intenções de voto.

As mulheres nesse primeiro turno mostraram ter um eleitora forte, juntas as candidatas tiveram mais de 60% do total de votos válidos. Mostrando que a mulherada está no comando da situação.
Durante toda a campanha, as candidatas defenderam suas posições de governabilidade, assim, como as propostas  para o Brasil.
Marina Silva (PV), desde o início da campanha, levantou a bandeira do desenvolvimento sustentável. Em seu plano de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seis diretrizes programáticas firmam os compromissos de governo, são eles:
1 – Política cidadã baseada em princípios e valores
2 – Educação para a vida adequada as necessidade de nosso tempo
3 – Economia sustentável
4 – Terceira geração de programas sociais
5 – Qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros
6 – Valorização da diversidade sociocultural e ambiental
7 – Política externa para o século 21.

Já a ex-ministra Dilma Rousseff, apresentou ao TSE, as Diretrizes do Programa 2011/2014 em caráter provisório, considerando que o definitivo deverá contemplar todas as propostas de todos os partidos políticos que integram a coligação de apoio a sua candidatura. Durante todo o primeiro turno a candidata defendeu a continuidade do Governo Lula, afirmando na diretriz do programa que “o Brasil deixou de ser o eterno país do futuro. O futuro chegou. E o pós-Lula é Dilma".

Na reta final da campanha para o primeiro turno Marina ainda tentou difundir a ideia de um segundo turno entre duas mulheres, infelizmente, seu argumento não vingou. No entanto, seu eleitora teve aumento consideravelmente.

Por: Renata Moreira

Fonte: TSE / g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário